Desde 1926, o Dispensário Santa Terezinha desenvolve um importante trabalho social na Gávea, fruto da iniciativa de moradoras do bairro que começaram atendendo idosas moradoras do Parque Proletário da Gávea.
Anos 70
Com a grande demanda por vagas e a continuação de outros serviços de assistência social, o prédio ficou pequeno e na década de 1970, com o envolvimento de outro grupo de moradoras da Gávea, foi adquirido um prédio anexo que possibilitou o atendimento de 120 crianças entre 2 e 6 anos. Ali consolidou-se a vocação do Dispensário Santa Terezinha.
NOSSAS PIONEIRAS NA DÉCADA DE 70
1952
Em 1952, o Dispensário foi reconhecido como obra de utilidade pública e se consolidou como Instituição Social. O trabalho de um grupo de senhoras viabilizou a compra de um imóvel situado à Rua General Rabelo, 9, sede do Dispensário.
Anos 80
Nos anos 1980, a educação tornou-se a atividade prioritária. Com uma equipe técnica formada por pedagogas, assistentes sociais, fonoaudiólogas e psicólogas, a creche se especializou no desenvolvimento das habilidades e capacidades infantis, e o Dispensário passou a receber crianças escolarizadas na rede pública do 1º ao 5º ano do ensino fundamental (antigas 1ª à 4ª série) em oficinas no contraturno escolar.
1956
A necessidade de dar suporte a mães que precisavam trabalhar e não tinham onde deixar os filhos menores fez com que em 1956 o Dispensário inaugurasse sua creche, que à época contava com o apoio de um pediatra e uma enfermeira para assistir as crianças.
Anos 90
Nos anos 1990, a inauguração do berçário veio completar o acompanhamento total para crianças a partir de 1 ano de idade.
Hoje
Hoje chamada Espaço Santa Terezinha, a instituição conta com uma equipe de educadores e técnicos comprometidos com o cuidado e a educação das quase 300 crianças que atende com idades entre 1 e 11 anos, sendo 120 em período integral, na creche, e 180 nas diversas oficinas.
Oficinas de leitura, música, artes, esportes, capoeira, informática, religião e atividade dirigidas são algumas das atividades oferecidas.